Mentalmorfose é uma Nova Rádio Online, dedicada a uma programação independente, num contexto de partilha de conteúdos média, não descuidando o cariz artístico, cultural, social e político.

Pátio do Sanatório


Mentalmorfose Rádio

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Destaques Riffservice 2020

Desde 2014 já se tornou clássico do 1º dia do ano sair a lista dos meus álbuns preferidos do ano. Todos os anos é difícil escolher e este ano não foi excepção, já que houve bastantes lançamentos com qualidade nas diversas formas de fazer Hard Rock, seja mais Hard N' Heavy, mais Sleazy ou mais AOR.
Segue-se então a lista dos 10 preferidos com um pequeno texto em cada um deles.

 Thundermother - Heat Wave

As Suecas Thundermother oferecem aos fãs de Hard Rock a sua versão mais pura, Rock & Roll sem concessões, com peso e melodia em iguais doses. O 4º álbum "Heat Wave" mostra uma banda cheia de energia e coragem para carregar a  bandeira do Hard Rock em tempos difíceis para as bandas do estilo.
Em alguns momentos a voz de Guernica Mancini faz lembrar a da já consagrada Lzzy Hale e acredito sinceramente que com o apoio certo e a vontade da banda esta poderá atingir o estatuto de Halestorm.


The Night Flight Orchestra - Aeromantic

A cada novo lançamento os The Night Flight Orchestra mostram aos fãs de Hard Rock novos elementos. "Aeromantic" já é o 5º álbum da banda e se no 1º álbum se poderia pensar que esta banda/projecto era um mero devaneio dos seus elementos (com passado e presente em bandas de Metal Extremo) actualmente tenho a certeza que esta banda veio para ficar e é uma das minhas preferidas das que surgiram no século XXI. Eles apresentam-nos em doses generosas elementos Pop, Electronico, Progressivo com base no Hard Rock Melódico o que fazem deles os "Toto do século XXI" já que todos os elementos da banda são exímios no que fazem. 


Stryper - Even The Devil Believes

Ao longo dos anos Michael Sweet e os seus comparsas encontraram a fórmula certa para a sua música. Mais pesado que o que faziam nos anos 80 mas suficientemente melódico para eu considerar Hard Rock e não Heavy Metal. Após o "pavoroso" "Reborn" que marca a reunião da banda, os Stryper acertaram em todos os seus lançamentos.


Stardust - Highway To Heartbreak 

Os novatos Húngaros Stardust são uma das grandes (e agradáveis) surpresas do ano. No seu 1º álbum "Highway To Heartbreak" eles mostram o seu som, Hard Rock Melódico/AOR com som dos 80s e influência de bandas como Bon Jovi e Journey. Timbres de guitarra limpos, uso generoso de teclados e coros fazem parte da receita das belas músicas que os Stardust nos entregaram em 2020.


Stan Bush - Dare To Dream

O veterano Stan Bush é um regresso que se saúda. Ele que foi um dos nomes grandes do AOR dos 80s, com presença na banda sonora original de vários filmes (em especial de Acção) estava afastado dos lançamentos de originais há demasiado tempo. Neste álbum "Dare To Dream" ele recupera aquela que é a sua fórmula, melodias marcantes, teclados e a sua inconfundível voz. 


Marenna Meister - Out Of Reach 

Quando soube que Alex Meister e Rodrigo Marenna estavam a trabalhar juntos num álbum soube logo que vinha aí um grande álbum e com o lançamento de "Out Of Reach" as minhas suposições conformaram-se. No álbum "Out Of Reach" temos um produto Hard Rock Premium, todos os elementos se conjugam para estas grandes canções. Não temos neste álbum nada de novo mas temos um álbum sólido, carregado de grandes músicas, com uma produção impecável e timbres de muito bom gosto. 


H.E.A.T. - II

O álbum "II" marca a despedida perfeita do vocalista Erik Gronwald (para o regresso do original Kenny Leckremo). Ao seu 6º álbum a banda regressa (depois do confuso "Into The Great Unknown" de 2017) ao Hard Rock Melódico da sua mais vintage cepa mas com a adição de mais peso e de riffs mais forte à formula habitual dos H.E.A.T.. Boa sorte Erik, Bem vindo Kenny.


Girish & The Chronicles - Rock The Highway

Para os puristas, uma banda Indiana fazer este tipo de som é algo totalmente fora da sua "bolha" mas já sabemos que o Hard Rock conquistou fãs em todos os cantos do mundo e enquanto eles (os fãs) existirem a tocha nunca se apagará e é exactamente fogo, poder, riffs, grandes fraseados vocais que os Girish & The Chronicles nos apresentam neste álbum "Rock The Highway". Música com peso, melodia e poder para agradar a todos os fãs de Hard Rock.


Dirty Shirley - Dirty Shirley

Esta banda marca a reunião de esforços do mais "novato" e brilhante vocalista Dino Jelusick com o veterano e genial George Lynch (sem esquecer Trevor Roxx e Will Hunt) e quando se reúne uma equipa com esta qualidade o resultado mais lógico é um trabalho sem mácula. George Lynch continua a ser um dos grandes mestres da guitarra e Dino Jelusick tem uma voz poderosa que mostra que seguramente vai ser um dos grandes vocalistas da sua geração.
 

Biff Byford - School Of Hard Knocks

Biff Byford é um nome incontornável nos últimos 40 anos do Heavy Metal, eterno vocalista dos Saxon e em 2020 lançou um álbum a solo onde mostra um resumo de tudo que fez na sua carreira, temos músicas mais pesadas, temos músicas Hard Rock, temos Rock & Roll e também temos baladas. Boff Byford mostra neste álbum que continua a ser um excelente vocalista e um compositor de mão cheia. 


Ao longo do ano outros grandes álbuns foram lançados e que também poderiam ter entrado na lista dos 10 + preferidos, ainda assim resolvi seleccionar mais 13 álbuns que também me encheram as medidas.

Os Outros Destaques:
Alcatrazz –Born Innocent
Alien – Into The Future
Artic Rain – The One
Black Rose Maze – Black Rose Maze
Confess – Burn ‘Em All
Grand Design – V
Gunner – Back 4 More
Harem Scarem – Change The World
Jessica Wolff – Para Dice
Kansas – The Absence Of Presence
Speed Stroke - Scene Of The Crime
Silent Tiger – Ready For Attack
Wildness – Ultimate Demise