Mentalmorfose é uma Nova Rádio Online, dedicada a uma programação independente, num contexto de partilha de conteúdos média, não descuidando o cariz artístico, cultural, social e político.

Pátio do Sanatório


Mentalmorfose Rádio

domingo, 1 de janeiro de 2023

Destaques Riffservice 2022

 Todos os anos por esta altura do ano, saem listas dos melhores do ano, eu como simples leigo e amante de Hard Rock não me ponho nesse pedestal de escolher os melhores, a minha lista é e será sempre sobre os meus álbuns preferidos.

Alex Meister – Rock & A Hard Place
O álbum aqui apresentado foi o último a chegar à lista mas este álbum já nasceu clássico, é um prato cheio para quem gosta do Hard Rock dos anos 80, em especial de bandas como Dokken ou Ratt. Este álbum é o primeiro realmente a solo do guitarrista Alex Meister onde nos são apresentadas músicas originais e algumas músicas que já faziam parte da carreira de Alex Meister e adivinhem, estas releituras estão melhores que as originais, melhor arranjadas, melhor produzidas, com um som actualizado e mais brilhante. Este álbum marca também a estreia do guitarrista como vocalista/frontman.

 

Chez Kane – Power Zone
A nova princesinha do Hard Rock melódico apresenta-nos o seu segundo álbum e novamente consegue entregar-nos um excelente álbum. Mais pesado que o primeiro, sem nenhuma música que se possa dizer que é um single em potencial mas com a produção e todo o instrumental garantido por Danny Rexon, este álbum apresenta um conjunto muito coeso de grandes músicas.


FM – Thirteen
Os anos passam e os FM continuam a ser um dos nomes de charneira do Hard Rock Melódico. A banda Britânica ao 13º álbum de originais mostra que ainda tem lenha para queimar e ainda consegue lançar grandes álbuns. O instrumental sempre afiado e a linda voz de Steve Overland trazem novamente um álbum de classe e por muito que seja ignorado pelo mainstream, os FM serão sempre uma das grandes bandas de Hard Rock Melódico.


Ghost – Impera
Com os Ghost é impossível não usar a frase feita, são amados, são odiados mas nunca são ignorados. Tobias Forge e os seus “ajudantes” entregam-nos novamente a sua mistura de Pop e Hard Rock embora neste álbum o som da banda esteja ligeiramente mais polido, não é tanto o Hard Rock dos anos 70 que eles sempre fizeram mas mais o Hard Rock dos 80s. Mesmo com uma quantidade enorme de “haters” os Ghost são provavelmente a banda de Hard Rock mais influente da actualidade.


H.E.A.T. – Force Majeure
“O Rei morreu, viva o Rei”. Erik Gronwald saiu e Kenny Leckremo regressou, este álbum marca o regresso de Kenny, o vocalista original da banda e quem pensou que a banda ia regressar ao Hard Rock mais melódico dos 2 primeiros álbuns, enganou-se! Os H.E.A.T. voltaram com o seu som melódico mas mais pesado do que haviam feito até aqui. Bem vindo novamente Sr. Kenny Leckremo.


Harsh - Out Of Control
Para mim, os Franceses Harsh foram a grande surpresa do ano, nunca tinha ouvido falar deles até que foram anunciados como banda de abertura dos Anvil, et voilà, mostraram que são uma grande banda e que aspiram a palcos maiores e maior estatuto. O som dos Harsh é o clássico Hard Rock dos anos anos no sua vertente mais Sunset Strip, eles são claramente influenciados por nomes como KISS, Motley Crue e Def Leppard. 


Marenna – Voyager
A cada novo lançamento Marenna tem sido presença assídua na minha lista de álbuns preferidos. Esta banda liderada por Rodrigo Marenna mostra-nos como é possível fazer grandes músicas, com influência dos anos 80, sem soar como uma mera cópia, sem soar como algo reaquecido e sem alma. Para quem gosta de Hard Rock Melódico, este álbum é um prato cheio de amor.


Ronnie Atkins – Make It Count
Nos últimos anos o vocalista da banda Pretty Maids tem tido paralelamente uma carreira a solo muito prolifica, lançando 2 álbuns nos últimos 2 anos. Esse facto não pode ser dissociado da sua luta contra um cancro de grau 4. E porque parar é morrer, Ronnie Atkins mantem-se activo, a fazer aquilo que mais gosta, ou seja, cantar, seja a solo, seja com os Pretty Maids ou com os Nordic Union.


Skid Row – The Gang’s All Here
Quando foi anunciado Erik Gronwald como novo vocalista dos Skid Row as espectativas aumentaram exponencialmente e a banda entregou o seu melhor trabalho em muitos anos, eu diria em mais de 30 anos. Erik Gronwald e a sua voz casaram perfeitamente com o som agressivo, ora metalizado, ora mais bluesy que os Skid Row entregaram neste lançamento.


Wikkid Starr – Return To Glory
Filhos dos anos 80, os Wikkid Starr lançam um álbum de Hard Rock luminoso, o som é claramente inspirado nos anos 80 e em Sunset Strip, não fosse esta banda oriunda de Los Angeles. Melodia e peso na dose certa, os Wikkid Starr não podem ser esquecidos por aqueles que ainda levantam a bandeira do Hard Rock dos anos 80.

Outros merecidos destaques:
Zadra - Guiding Star
Thunder - Dopamine
Sinner - Brotherhood
Mike Tramp - For Forste Gang
Lessmann/Voss – Rock Is Our Religion