Mentalmorfose é uma Nova Rádio Online, dedicada a uma programação independente, num contexto de partilha de conteúdos média, não descuidando o cariz artístico, cultural, social e político.

Pátio do Sanatório


Mentalmorfose Rádio

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Destaques Riffservice 2019

Mais um ano termina e mais uma vez eu, Gabriel Sousa, como mentor do RIffservice faço a minha selecção de álbuns favoritos do ano, esta selecção não tem em conta a qualidade musical nem sequer tem a pretensão de definir os melhores do ano, é apenas a minha escolha, os meus álbuns preferidos de todos os que saíram em 2019. Os álbuns do top10 são apresentados cada um com um pequeno texto e no final aparece uma lista de 13 menções honrosas.

Airbourne - Boneshaker

O que os Australianos Airbourne nos oferecem no seu 5º álbum de originais é o bom e velho Hard Rock, puro e duro, com a total influência dos conterrâneos Ac/Dc. Este álbum é um verdadeiro elixir de energia que mostra o quão enganados estão aqueles que dizem que actualmente já não se faz Rock bom. Quem disser isto e gostar de Ac/Dc, só pode ter um nome, POSER.


Black Star Riders - Another State Of Grace

Das cinzas dos Thin Lizzy surgiram os Black Star Riders capitaneados pelo guitarrista Scott Gorham e suportado pelo excelente vocalista/guitarrista Ricky Warwick. O som dos Black Star Riders mantém a tradição do Hard Rock Clássico Bluesy que sempre inspirou a banda e tal como com os Thin Lizzy existem também alguns laivos de Folk na melhor tradição Irlandesa.



Crashdiet - Rust

O 5º álbum dos Suecos Crashdiet foi a maior surpresa que tive este ano, este álbum mostra uma nova fase da banda, com o novo vocalista, Gabriel Keyes. O som continua enérgico mas as melodias ganharam um novo destaque, a banda deixou de ser aquele comboio desgovernado e sujo de Sleaze para ter neste álbum uma nova paleta de texturas musicais, uma banda com um som mais polido e melhor arranjado que me agrada mais do que a versão original da banda.

Crazy Lixx - Forever Wild

Ao 6ª álbum, dos Suecos Crazy Lixx já não são uns novatos no Hard Rock e pela qualidade e consistência da sua discografia já mereciam a consagração no mainstream. Neste álbum a banda mostra a sua alma, o Hard Rock festivo, festeiro e alegre dos anos 80 dá o mote para 10 músicas de alto astral.



Gary Hoey - Neon Highway Blues

O já veterano Gary Hoey teve sempre a sua carreira em 2 mundos, o Hard Rock e o Blues. E neste álbum de 2019 ele mostra isso mesmo, as músicas mais Blues são “musculadas” por riffs mais pesados e as músicas mais Hard Rock têm aquela vibe Bluesy. Apesar de ser um nome que passa ao lado do mainstream. Gary Hoey é um nome que qualquer fã de Eric Clapton, Bad Company ou ZZ Top deve ter em atenção.



JoanOvArc - JoanOvArc

O quarteto de zona de Londres lança em 2019 o seu segundo álbum e mostra novamente que ainda têm muita energia e lenha para queimar. O som delas é influenciado por nomes clássicos como Led Zeppelin mas também por nomes mais recentes como os Kings Of Leon o que lhes dá um som com grande personalidade.



Massive - Rebuild Destroy

Os Australianos Massive lançaram em 2019 o seu 3º álbum e mais uma vez mostram que o seu Hard Rock é sempre a abrir, sempre com o pé no acelerador. Quem gosta de Ac/Dc, Guns N’ Roses entre outras não pode ficar indiferente aos Massive. Este álbum tem também algumas músicas mais cadenciadas, com um som mais acessível e que facilmente poderiam passar nas rádios mais mainstream.



The Defiants - Zokusho

Tenho sempre dificuldades em escolher apenas um álbum preferido mas este ano, este 2º álbum dos The Defiants facilitou-me essa escolha, de longe o meu álbum preferido do ano. O álbum Zokusho tem tudo que eu gosto, harmonias excelentes, guitarra com o peso certo e timbre limpo, vocais de grande qualidade, entre outras coisas. Paul Laine, Rob Marchello e Bruno Ravel mais uma vez acertaram em cheio.



Tony Mills - Beyond The Law

Quando este álbum foi lançado já se sabia que seria o último da carreira de Tony Mills já que ele estava a contas com um cancro em fase terminal. A despedida com “Beyond The Law” fez-se quase como se fosse o resumo da carreira dele já que nos apresenta aquilo que Tony Mills sempre fez, Hard Rock, ora mais melódico, ora mais veloz, ora em belas baladas mas sempre com uma grande qualidade, acima de qualquer suspeita.



Tyler Bryant & The Shakedown - Truth & Lies

Os Norte Americanos lançaram em 2019 o seu 3º álbum e são mais uma daquelas bandas novas que vem contradizer quem diz que já não se lança nada novo e bom no mundo do Rock.Este álbum navega entre o Hard Rock/Southern Rock/Blues Rock, é ao mesmo tempo vintage e moderno. O Rock não precisa de salvadores mas esta banda tem tudo para levar a linhagem do Hard Rock às novas gerações.




Outros destaques:

Affaire – Less Ain’t More
D.A.D. – A Prayer For The Loud
Eclipse – Paradigm
Hardline – Life
Kadavar – For The Dead Travel Fast
Michael Sweet – Ten
Rockett Love – Greetings From Rocketland
Sinner – Santa Muerte
Station – Stained Glass
The Darkness – Easter Is Cancelled
The Treatment – Power Crazy
Wayward Sons – The Truth Ain’t What It Used To Be
Work Of Art – Exhibits


Sem comentários:

Enviar um comentário