Mentalmorfose é uma Nova Rádio Online, dedicada a uma programação independente, num contexto de partilha de conteúdos média, não descuidando o cariz artístico, cultural, social e político.

Pátio do Sanatório


Mentalmorfose Rádio

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Destaques Riffservice 2021

Todos os anos já se tornou clássico sair a minha lista de álbuns de Hard Rock preferidos do ano que acaba de terminar. Todos os anos é uma tarefa difícil porque apesar do Hard Rock não estar no mainstream, a audição dos álbuns novos implica uma maior pesquisa porque (em especial as bandas novas) não estão nas rádios nem nos meios de comunicação de massas. A lista é apenas o resumo do meu gosto, da minha opinião e não tem a presunção de escolher os melhores mas sim os meus preferidos.

Chez Kane - Chez Kane

Seguramente o meu álbum preferido de 2021. Este álbum que conta com produção de Danny Rexon (vocalista dos Crazy Lixx) aproveita-se da capacidade de Chez Kane dar voz a belas melodias de Hard Rock Melódico. Para quem se estreia a solo (Chez Kane já tinha lançado álbuns como elemento das Kane’d) este álbum é auspicioso para uma bela carreira que provavelmente nunca atingirá o mainstream, nem o sucesso global mas que seguramente vai dar sempre motivos de sorrir aos fãs do estilo. “Rock On The Radio”, “Too Late For Love” e “Better Than Love” foram escolhidas como singles e são um belo resumo deste álbum, melódico, alegre e cheio da aura musical dos anos 80. Para quem gosta de Robin Beck e Cher (nos anos 80 e inícios dos 90) é um prato cheio de qualidade. 


Crazy Lixx – Street Lethal

Se alguém se arriscar a resumir a carreira dos Crazy Lixx numa só palavra eu arrisco que essa palavra seria consistência. Ao 7º álbum a banda continua a mostrar todas as características que a consagraram como uma das bandas do século XXI preferidas dos fãs de Hard Rock. Produção cuidada, melodias e peso na dose certa para uma banda de Hard Rock, ambiente festivo e aquele virtuosismo despretensioso de quem não quer mostrar mais do que aquilo que a música pede.


Cruzh – Tropical Thunder

O álbum “Tropical Thunder” é o segundo dos Cruzh. Este álbum marca a entrada do novo vocalista, Alex Waghorn e não desilude. A atmosfera faz lembrar o final de anos 80, de nomes como Danger Danger ou Firehouse. Tal como os Crazy Lixx, os Cruzh também fazem da alegria, da melodia e do peso em doses certas a sua imagem de marca. Aguardemos que num futuro terceiro álbum eles mantenham a onda e a consistência.


Kreek – Kreek

Com o seu primeiro álbum os Britânicos Kreek mostram logo ao que veem, Hard Rock puro e duro, melodioso e com uma vibração optimista e virtuosa. Os anos 80 já vão longe mas ainda há quem carregue a tocha da sua música e do seu Hard Rock. Os Kreek podem, sem sombra de dúvidas ser um dos depositários desse legado e levar o seu Hard Rock às novas gerações. Este álbum é mais um daqueles exemplos para mostrar a quem diz que na actualidade já não se faz nada de qualidade.


Nestor – Kids In A Ghost Town

Directamente dos anos 80 para o ano de 2021, os Nestor mostram que as modas vão e vêm mas o Hard Rock há-de ser eterno enquanto existirem bandas a fazer este tipo de som e fãs a ouvirem o que as bandas produzem. Este foi mais um álbum que apostou forte nas ambiências de finais dos anos 80, aquele Hard Rock/AOR virtuoso, poderoso e melodioso cheio de melodia e de refrães fortes para serem cantados numa sala de concertos (adorava dizer estádio ou arena mas não me parece que esses tempos voltem para o Hard Rock) pelo mundo fora. Este álbum deu-nos também um enorme momento de nostalgia ao lançar a bela balada “Tomorrow” um dueto com a “desaparecida” estrela dos 80s, Samantha Fox. 


Sunbomb – Evil & Divine

Sunbomb é o trabalho conjunto de Tracii Guns e Michael Sweet, este álbum é pesado, em alguns momentos sombrio não esconde (nem sequer o quer fazer) a influência que Black Sabbath e Judas Priest têm neste álbum. Ao longo dos anos os trabalhos de Michael Sweet estão a afastar-se mais do Hard Rock e a aproximar-se do Heavy Metal mais tradicional e em conjunto com alguns riffs mais arrastados, mais “Doom” de Tracii Guns mostraram-nos um trabalho de inquestionável qualidade para os fãs de Hard Rock/Heavy Metal.  


Supernova Plasmajets – Now Or Never

O terceiro álbum desta banda Alemã liderada pela vocalista Jennifer Crush é mais um exemplo que não importam as modas mas sim o som que cada um gosta de ouvir e de fazer. Os anos 80 já eram mas este álbum soa, cheira e transpira a música dos anos 80 por todos poros, às vezes mais Rock & Roll, outras vezes mais AOR, ora liderado pela guitarra, ora liderado pelos ambientes de teclado sempre temperado com grandes doses de melodias. 


The Night Flight Orchestra – Aeromantics II

Cada vez mais Pop, cada vez mais dançáveis, cada vez mais mergulhados nos anos 80 mas também cada vez mais originais e sem esquecerem aquilo que são, uma banda de Hard Rock Melódico. Em cada novo lançamento “Bjorn Strid e sus muchachos” mergulham cada vez mais nos ambientes sonoros do cinema (e das bandas sonoras) dos anos 80. O ambiente relaxado e despretensioso das músicas contrasta com a qualidade e a seriedade com que este trabalho é feito ao nível dos arranjos, das letras e das melodias. Os The Night Flight Orchestra em cada lançamento cimentam mais a sua posição como uma das mais queridas bandas de Hard Rock Melódico da actualidade. 


Thunder – All The Right Noises

Os Britânicos Thunder nunca desiludem e com “All The Right Noises”, o décimo-terceiro álbum de estúdio mostram mais uma vez que têm lenha para queimar e que se mantém relevantes para quem gosta do Hard Rock com pitadas de Blues que eles sempre tiveram. Este álbum conta com uma grande riqueza de elementos, além dos tradicionais voz/baixo/guitarra/bateria, deste álbum fazem parte coros femininos, secções de sopro, guitarras acústicas entre outros. Em “All THe Right Noises” os Thunder entregam ao ouvinte todos os barulhos correctos que os fãs se habituaram, grandes músicas Rock & Roll e belíssimas baladas. 


Wig Wam – Never Say Die

O regresso, os Noruegueses Wig Wam voltaram e com o seu 5º álbum adicionaram ao seu Hard Rock festivo uma dose extra de peso que nunca tinham feito ao longo da carreira, no entanto, não deixam nunca de ser a banda que encantou o Hard Rock na primeira década do século XXI. Além do peso, estão lá as melodias, as pontes certeiras e a excelente voz Age Sten Nilsen.




Como sempre a lista não se esgota nos 10 preferidos e tem sempre mais alguns álbuns que se destacaram no meu gosto e este ano são estes os meus destaques “extra”:

 

Dennis DeYoung – 26 East, Vol. 2

Dirty Honey – Dirty Honey

Lucifer – IV

Mason Hill – Against The Wall

Ronnie Atkins – One Shot

Siggi Schwarz – The Fire Inside

Smith/Kotzen – Smith/Kotzen

Spektra – Overload

Station – Perspective

Temple Balls – Pyromide

Victory – Gods Of Tomorrow

Wikked Starr – Sudden Impact






sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Destaques Riffservice 2020

Desde 2014 já se tornou clássico do 1º dia do ano sair a lista dos meus álbuns preferidos do ano. Todos os anos é difícil escolher e este ano não foi excepção, já que houve bastantes lançamentos com qualidade nas diversas formas de fazer Hard Rock, seja mais Hard N' Heavy, mais Sleazy ou mais AOR.
Segue-se então a lista dos 10 preferidos com um pequeno texto em cada um deles.

 Thundermother - Heat Wave

As Suecas Thundermother oferecem aos fãs de Hard Rock a sua versão mais pura, Rock & Roll sem concessões, com peso e melodia em iguais doses. O 4º álbum "Heat Wave" mostra uma banda cheia de energia e coragem para carregar a  bandeira do Hard Rock em tempos difíceis para as bandas do estilo.
Em alguns momentos a voz de Guernica Mancini faz lembrar a da já consagrada Lzzy Hale e acredito sinceramente que com o apoio certo e a vontade da banda esta poderá atingir o estatuto de Halestorm.


The Night Flight Orchestra - Aeromantic

A cada novo lançamento os The Night Flight Orchestra mostram aos fãs de Hard Rock novos elementos. "Aeromantic" já é o 5º álbum da banda e se no 1º álbum se poderia pensar que esta banda/projecto era um mero devaneio dos seus elementos (com passado e presente em bandas de Metal Extremo) actualmente tenho a certeza que esta banda veio para ficar e é uma das minhas preferidas das que surgiram no século XXI. Eles apresentam-nos em doses generosas elementos Pop, Electronico, Progressivo com base no Hard Rock Melódico o que fazem deles os "Toto do século XXI" já que todos os elementos da banda são exímios no que fazem. 


Stryper - Even The Devil Believes

Ao longo dos anos Michael Sweet e os seus comparsas encontraram a fórmula certa para a sua música. Mais pesado que o que faziam nos anos 80 mas suficientemente melódico para eu considerar Hard Rock e não Heavy Metal. Após o "pavoroso" "Reborn" que marca a reunião da banda, os Stryper acertaram em todos os seus lançamentos.


Stardust - Highway To Heartbreak 

Os novatos Húngaros Stardust são uma das grandes (e agradáveis) surpresas do ano. No seu 1º álbum "Highway To Heartbreak" eles mostram o seu som, Hard Rock Melódico/AOR com som dos 80s e influência de bandas como Bon Jovi e Journey. Timbres de guitarra limpos, uso generoso de teclados e coros fazem parte da receita das belas músicas que os Stardust nos entregaram em 2020.


Stan Bush - Dare To Dream

O veterano Stan Bush é um regresso que se saúda. Ele que foi um dos nomes grandes do AOR dos 80s, com presença na banda sonora original de vários filmes (em especial de Acção) estava afastado dos lançamentos de originais há demasiado tempo. Neste álbum "Dare To Dream" ele recupera aquela que é a sua fórmula, melodias marcantes, teclados e a sua inconfundível voz. 


Marenna Meister - Out Of Reach 

Quando soube que Alex Meister e Rodrigo Marenna estavam a trabalhar juntos num álbum soube logo que vinha aí um grande álbum e com o lançamento de "Out Of Reach" as minhas suposições conformaram-se. No álbum "Out Of Reach" temos um produto Hard Rock Premium, todos os elementos se conjugam para estas grandes canções. Não temos neste álbum nada de novo mas temos um álbum sólido, carregado de grandes músicas, com uma produção impecável e timbres de muito bom gosto. 


H.E.A.T. - II

O álbum "II" marca a despedida perfeita do vocalista Erik Gronwald (para o regresso do original Kenny Leckremo). Ao seu 6º álbum a banda regressa (depois do confuso "Into The Great Unknown" de 2017) ao Hard Rock Melódico da sua mais vintage cepa mas com a adição de mais peso e de riffs mais forte à formula habitual dos H.E.A.T.. Boa sorte Erik, Bem vindo Kenny.


Girish & The Chronicles - Rock The Highway

Para os puristas, uma banda Indiana fazer este tipo de som é algo totalmente fora da sua "bolha" mas já sabemos que o Hard Rock conquistou fãs em todos os cantos do mundo e enquanto eles (os fãs) existirem a tocha nunca se apagará e é exactamente fogo, poder, riffs, grandes fraseados vocais que os Girish & The Chronicles nos apresentam neste álbum "Rock The Highway". Música com peso, melodia e poder para agradar a todos os fãs de Hard Rock.


Dirty Shirley - Dirty Shirley

Esta banda marca a reunião de esforços do mais "novato" e brilhante vocalista Dino Jelusick com o veterano e genial George Lynch (sem esquecer Trevor Roxx e Will Hunt) e quando se reúne uma equipa com esta qualidade o resultado mais lógico é um trabalho sem mácula. George Lynch continua a ser um dos grandes mestres da guitarra e Dino Jelusick tem uma voz poderosa que mostra que seguramente vai ser um dos grandes vocalistas da sua geração.
 

Biff Byford - School Of Hard Knocks

Biff Byford é um nome incontornável nos últimos 40 anos do Heavy Metal, eterno vocalista dos Saxon e em 2020 lançou um álbum a solo onde mostra um resumo de tudo que fez na sua carreira, temos músicas mais pesadas, temos músicas Hard Rock, temos Rock & Roll e também temos baladas. Boff Byford mostra neste álbum que continua a ser um excelente vocalista e um compositor de mão cheia. 


Ao longo do ano outros grandes álbuns foram lançados e que também poderiam ter entrado na lista dos 10 + preferidos, ainda assim resolvi seleccionar mais 13 álbuns que também me encheram as medidas.

Os Outros Destaques:
Alcatrazz –Born Innocent
Alien – Into The Future
Artic Rain – The One
Black Rose Maze – Black Rose Maze
Confess – Burn ‘Em All
Grand Design – V
Gunner – Back 4 More
Harem Scarem – Change The World
Jessica Wolff – Para Dice
Kansas – The Absence Of Presence
Speed Stroke - Scene Of The Crime
Silent Tiger – Ready For Attack
Wildness – Ultimate Demise