Mentalmorfose é uma Nova Rádio Online, dedicada a uma programação independente, num contexto de partilha de conteúdos média, não descuidando o cariz artístico, cultural, social e político.

Pátio do Sanatório


Mentalmorfose Rádio

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Destaques Riffservice 2023

Mais um ano termina e mais uma vez o Riffservice em meu nome tem o prazer de apresentar os meus álbuns preferidos do ano. Este ano foi uma escolha bastante difícil quer devido à falta de tempo para ouvir os álbuns as vezes desejáveis quer divido à grande quantidade de álbuns de qualidade. Estes são os meus 10 preferidos:


Art Nation – Inception

Os Art Nation com este álbum dão-nos a ouvir o que de melhor se faz nos tons de Hard Rock Melódico. O grande destaque do álbum para mim é a voz do fundador da banda, o vocalista Alexander Strandell, embora deva destacar que todos os outros elementos estão na dose certa, parte rítmica, guitarra, teclados.

 

Demons Down – I Stand

Excelente trabalho do Supergrupo composto por James Robledo, Jimi Bell, Francesco Savino, Chuck Wright, Ken Mary e Alessandro Del Vecchio. Com nomes desta qualidade é impossível fazer música sem qualidade mas eles entregaram um trabalho realmente bem feito, melódico, com lindos arranjos. 


House Of Shakira – Xit

Donos de uma discografia de qualidade mas que passou um pouco ao lado da maioria, os Hard Rockers Suecos no seu 10º álbum entram nos preferidos do ano do Riffservice. O som deles é o bom e velho Hard Rock Melódico, embora com uso de teclados mais reduzido em relação ao que fazem outras bandas do estilo da mesma geração.

 

Hugo’s Voyage – Inception

Quando Hugo Valenti aparece em cena, já sabemos o que esperar, alta qualidade melódica e uma das mais belas vozes (não fosse tão parecida com Steve Perry) do mundo do Rock. E nesta viagem é mesmo isso que Hugo desfila, a sua voz e belíssimas melodias. Quem gosta apenas de som mais pesado, passe longe.


Jelusick – Follow The Blind Man

Um vozeirão, falar em Dino Jelusick é pensar numa daquelas vozes que aparecem para marcar quem a vai ouvir. Num contexto diferente (com o Rock no mainstream) Dino Jelusick seria sem qualquer favor, a voz da sua geração, para o “cantinho” que é o Rock na actualidade é “apenas” a melhor voz da sua geração e não há muitas melhores. Este álbum demonstra toda a sua qualidade não somente em músicas pesadas mas também em baladas.  


Kickhunter – Now Or Never

ROCK & ROLL sempre foi e sempre será o que os Kickhunter têm para dar à comunidade roqueira. Mais uma vez eles entregam um trabalho onde mostram todo o seu som, os teclados Hammond, as guitarras, o ritmo cadenciado e agitado, sem nunca esquecer as vozes, quer a principal quer os coros de apoio sempre presentes.

 

Ronnie Atkins – Trinity

A presença de Ronnie Atkins nesta selecção de preferidos do ano está a tornar-se tão clássico como o Sequim De Ouro ou o Circo de Monte Carlo. O vocalista Dinamarquês (dos Pretty Maids) nestes últimos anos tem focado na sua carreira solo e nestes últimos anos tem entregado sempre álbuns de alto gabarito. Este álbum apresenta a variedade de som com que ao longo dos anos Ronnie nos presenteou, desde sons mais melódicos até ao peso de Power Metal com baterias pulsantes.

Ten – Something Wicked This Way Comes

O grande destaque dos Ten sempre foi a capacidade melódica da mistura entre as suas linhas vocais e as guitarras. E mais uma vez Gary Hughes, vocalista, compositor, líder e membro original da banda mostra-nos isso mesmo, som melódico, brilhante com produção cristalina.

The Defiants – Drive

Quando Paul Laine, Bruno Ravel e Rob Marcello se juntam e lançam um novo álbum já se sabe quase instantaneamente que será um dos meus preferidos do ano. Mais uma vez aconteceu neste 3º álbum dos The Defiants. A fórmula utilizada foi a fórmula de “sucesso” dos 2 álbuns anteriores mas pareceu-me a mim com um pouco mais de peso, nada que vá incomodar qualquer fã do seu Hard Rock Melódico e festeiro.
Wig Wam – Out Of The Dark

Wig Wam é sinonimo de festa, alegria, bons momentos, neste álbum os Noruegueses intercalam estes seus momentos de festa clássicos, com outros mais pesados e sombrios.


Menções honrosas:
Degreed – Public Address
Eclipse – Megalomanium
Extreme –Six
Kent Hilli – Nothing Left To Lose
Overland – S-I-X
Sarayasign – The Lion’s Road
Skagarack – Heart & Soul
Stardust – Kingdom Of Illusion
Tempt – Tempt
Winger –Seven