Mentalmorfose é uma Nova Rádio Online, dedicada a uma programação independente, num contexto de partilha de conteúdos média, não descuidando o cariz artístico, cultural, social e político.

Pátio do Sanatório


Mentalmorfose Rádio

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Destaques Riffservice 2017

Mais um ano termina e mais uma vez eu, Gabriel Sousa, como mentor do RIffservice faço a minha selecção de álbuns favoritos do ano, esta selecção não tem em conta a qualidade musical nem sequer tem a pretensão de definir os melhores do ano, é apenas a minha escolha, os meus álbuns preferidos de todos os que saíram em 2017. A lista dos 10 preferidos vai ter um pequeno texto a acompanhar e a ordem é alfabética. Deixo-vos um pequeno resumo das minhas preferências de 2017.


Asphalt Horseman – Brotherhood
Nunca pensei ouvir uma banda com esta vibe e com este tipo de som vinda da distante Hungria. Mas o som dos Asphalt Horseman, um Southern Rock pesado, com uma influência de Stoner, foi gratificante, o álbum saiu logo no início do ano e acompanhou-me ao longo de 2017. Uma grata surpresa que todos os fãs de Hard Rock e de Southern Rock deveriam ouvir. 



Babylon A.D. – Revelation Highway

Os Babylon A.D. nunca foram uma banda mainstream mas em finais dos 80s, inícios dos 90s estiveram lá perto. No entanto os lançamentos da banda (apesar de não serem muitos) sempre mostraram uma banda com qualidade que merecia mais sucesso. Este álbum “Revelation Highway” o 4º da banda não foge a esse paradigma, não traz nada de novo mas o que traz é suficiente para agradar a todos os saudosos (e não tão saudosos) do Hard Rock dos anos 80 que é o que nos é oferecido neste álbum. Quem gosta de Y&T e não conhece Babylon A.D. poderá ter uma bela surpresa com este lançamento.

Backwood Spirit – Backwood Spirit

E por falar em surpresas, os Suecos Backwood Spirit são uma das grandes surpresas do ano. Vindos da gelada Suécia, mostram que é possível fazer um som quente, com influência do Rock Sulista dos Estados Unidos da América e também com influência de nomes de monta do Rock Clássico como The Allman Brothers ou Mountain. Outra das boas surpresas deste álbum é o vocalista Goran Edman (de quem sou fã) e a surpresa não é ele cantar muito (isso já todos que ouviram Yngwie Malmsteen e John Norum sabem) mas sim o cantar muito num estilo no qual nunca o tinha ouvido a cantar.

Crazy Lixx – Ruff Justice

Ao 5º álbum os Crazy Lixx mostram que não são um fenómeno passageiro que apareceu no (pequeno) ressurgimento do Hard Rock na 1ª década do século XXI. A discografia desta banda Escandinava (principal pólo do ressurgimento do Hard Rock) mostra uma consistência que não é acompanhada por nenhuma banda da mesma geração. Poucas bandas, mesmo dos anos 80, conseguem neste momento unir o sentimento festivo e a qualidade do Hard Rock como os Crazy Lixx conseguem fazer.

Harem Scarem – United

Os Harem Scarem são uma veterana banda Canadiana que já tiveram altos e baixos mas após a sua reunião em 2013, voltaram com a força toda e já lançaram 2 álbuns de grande qualidade. Em 2017, foi o 14º álbum de estúdio da banda, o álbum “United” e sinceramente, para mim, este é o meu álbum preferido de 2017, as músicas em estúdio são óptimas, mostram uma banda madura que soube envelhecer sem perder a sua raiz mas ao vivo são ainda melhores e mostram uma força que só as grandes bandas conseguem ter. Pete Lesperance, Harry Hess, Stan Miczek, Creighton Doane e Darren Smith estão de parabéns pelo belíssimo trabalho.

Hell In The Club – See You On The Dark Side

Só ao 4º álbum é que conheci esta banda Italiana e em boa altura o fiz já que no seu som tem tudo que eu gosto no Hard Rock: Peso, harmonias, melodias, som festeiro e virtuosismo. Quem gosta do som da crista da onda, das modas pode passar longe deste álbum, o álbum não reinventa a roda nem vai salvar nada mas é muito bem feito e vai agradar a todos os fãs de Hard Rock e de Hard N Heavy ao bom estilo dos anos 80.


Ibéria – Much Higher Than A Hope 

30 anos após a sua formação, os Portugueses Ibéria reinventam-se para o seu 4º álbum. O álbum “Much Higher Than A Hope” não é o mais virtuoso, não é o mais rápido ou pesado da carreira da banda mas apresenta uma coerência sonora, um equilíbrio dos elementos que caracterizam a banda que o tornam um álbum forte, denso e com uma alma Hard N Heavy ao melhor estilo de Black Label Society. Não posso NUNCA deixar de destacar a belíssima balada “How I Miss You” que lançada por um nome mais mainstream seria um enorme sucesso e tocada em todas as rádios.

Styx – The Mission

Os Styx já andam nestas andanças há mais de 40 anos (com muitas mudanças de formação, é verdade) e têm um saber fazer de experiência feito que os faz lançar álbuns só quando querem e não por questões mercadológicas. O álbum “The Mission” conta a história de uma missão tripulada a Marte. Em termos sonoros, este álbum traz o som que consagrou os Styx, aquela mistura de guitarras melódicas e teclados cheios de harmonias, aquele som que viaja entre o AOR, o Hard Rock e o Rock Progressivo que vai deixar os fãs contentes por ouvir o álbum.

The Night Flight Orchestra – Amber Galactic 

AOR/Melodic Hard Rock é o que os The Night Flight Orchestra nos trazem no seu 3º álbum “Amber Galactic”. E neste álbum eles mergulham ainda mais nos arranjos Melódicos, quem gosta do som clássico dos primeiros anos dos Toto vai adorar este álbum. Este álbum traz uma interessante mistura entre Pop dos anos 80, Rock dançante à moda do “Dinasty” dos KISS e alguns riffs pesados de Hard Rock e é com este “melting pot” de influências que os The Night Flight Orchestra entregam a sua originalidade e que os faz uma banda única no cenário actual.

Ten – Gothica

Depois de alguns lançamentos com um som mais denso e pesado quase Power Metal, os Ten voltam ao som que os consagrou, aquele Hard Rock Melódico épico e poderoso. A banda liderada pelo vocalista Gary Hughes mostra que ainda tem habilidade para fazer grandes melodias. Gary Hughes além de vocalista foi também o produtor do álbum que conta também com a mistura e masterização do mago Dennis Ward.



Outros Destaques:
Bigfoot – Bigfoot
Black Star Riders – Heavy Fire
Confess – Haunters
Eclipse – Monumentum
Every Mother’s Nightmare – Grind
Gotthard – Silver 
H.E.A.T. – Into The Great Unknown
Inglorious – II
Kee Of Hearts – Kee Of Hearts
Martina Edoff – We Will ALign
One Desire – One Desire 
Phantom 5 – Play To Win
Revolution Saints – Light In The Dark
Rockett Love – Grab The Rocket
Thunder – Rip It Up
Tokyo Motor Fist – Tokyo Motor Fist


Sem comentários:

Enviar um comentário