Mentalmorfose é uma Nova Rádio Online, dedicada a uma programação independente, num contexto de partilha de conteúdos média, não descuidando o cariz artístico, cultural, social e político.

Pátio do Sanatório


Mentalmorfose Rádio

domingo, 1 de janeiro de 2017

Destaques Riffservice 2016

Tal como no ano passado decidi fazer uma lista (não dos melhores) dos meus álbuns favoritos de 2015. 

Volto a referir, esta não é a lista dos melhores, não gosto de listas que têm essa pretensão, esta lista refere-se apenas e só a gosto pessoal, ao meu gosto pessoal. A lista dos 10 preferidos vai ter um pequeno texto a acompanhar e a ordem é alfabética.  





Blackberry Smoke – Like An Arrow

Os Blackberry Smoke são um dos nomes de maior projecção da geração século XXI do Southern Rock e neste álbum mostram porquê. O som da banda mostra todas as suas influências, mostra uma mistura impecável de Hard Rock, Blues e até mesmo Country em alguns momentos.




Gary Hoey – Dust & Bones

Gary Hoey é um nome que passa ao lado dos mais desavisados na história do Hard Rock/Blues. No entanto ele tem uma carreira cheia de momentos de qualidade que passaram totalmente ao lado do mainstream. O som do álbum “Dust & Bones” é ao mesmo tempo moderno e vintage. Ele não esquece em nenhum momento as suas raízes Blues mas também nos apresenta influências Hard Rock e também Country como na doce Balada que nos é apresentada em dueto com Lita Ford. 



Hardline – Human Nature

Os Hardline já deixaram de ser uma banda na acepção da palavra há muitos anos. Mas isto não faz os trabalhos da banda perderem qualidade, a banda e em especial a dupla (Gioelli/Ramos). Em 2016 os Hardline fizeram um álbum que une as 2 vertentes de Hard Rock que os celebrizaram, por um lado temos o Hard Rock vigoroso que nos apareceu no 1º album “Double Eclipse” e por outro lado temos os tons mais melódicos e AOR dos álbuns lançados pela banda no século XXI.




Last Call Messiahs – Sermons Of Debauchery


Os Motley Crue terminaram (como banda) mas os Last Call Messiahs estão prontos (musicalmente) para continuar com a tocha do deboche e das músicas festeiras. O álbum “Sermons Of Debauchery” parece saído de uma máquina do tempo e remete-nos para Sunset Strip 1986, época de ouro do Hard Rock, da festa em palco e na vida.





The Last In Line – Heavy Crown


Os membros remanescentes da formação de maior sucesso da banda Dio juntaram-se a mostraram que mesmo muitos anos depois de trabalharem juntos ainda conseguem fazer músicas de qualidade. Aqui temos Vivian Campbell, Jimmy Bain (entretanto falecido), Vinny Appice, Claude Schennel e o vocalista Andrew Freeman a todo o vapor a tocarem o melhor Hard/Heavy dos últimos anos.



Pretty Maids – Kingmaker


Os Dinamarqueses Pretty Maids mostram que mesmo ao 15º álbum e com mais de 30 anos de carreira ainda são relevantes e têm muito a mostrar ao mundo dos amantes do Hard Rock/Heavy Metal/AOR. O álbum não tem a qualidade de “Future World” mas não envergonha em nada o passado da banda.




Spiritual Beggars - Sunrise To Sundown 

Apesar de estarem sempre como 2ª banda dos elementos que a compõe, os Spiritual Beggars quando se reúnem mostram a força do seu Hard Rock/Stoner/Heavy.  O som dos Spiritual Beggars sempre teve um pé no Stoner e outro pé no Heavy/Hard neste álbum de 2016 ganhou ainda mais força o Rock Clássico/Hard Rock Setentista no som da banda. O som da banda é intencionalmente vintage e podem esquecer qualquer influência das outras bandas de que os membros dos Spiritual Beggars fazem parte.


The Defiants – The Defiants 

Paul Laine, Bruno Ravel e Rob Marcello, trabalharam juntos nos anos 90 enquanto membros dos Danger Danger, em 2016 voltam a trabalhar e lançam um excelente álbum de Hard Rock Melódico. O som que aqui nos apresenta é mais próximo do que faziam originalmente os Danger Danger do que o da época de Laine nos Danger Danger. O grande destaque deste álbum além das melodias de alta qualidade cheias de alto astral, é o trabalho vocal irrepreensível de Paul Laine que nos mostra que ainda mantêm a sua privilegiada qualidade vocal, ao contrário de muitos companheiros da sua geração.




Tygers Of Pan Tang – Tygers Of Pan Tang 

Muitos anos passaram desde os tempos áureos da NWOBHM. Algumas bandas fizeram sucesso, a grande maioria desapareceu e os Tygers Of Pan Tang terminaram e voltaram no século XXI com alguns lançamentos de qualidade mas sem apelo ao mainstream. Muitas alterações na formação da banda e apenas o guitarrista Robb Weir se mantêm na banda desde o seu início. Em 2016 os Tygers Of Pan Tang lançaram um álbum de alta qualidade, quase todo marcado pelo Hard Rock/Heavy Metal de nomes como Judas Priest (dos primeiros anos), UFO entre muitos outros.





Zingo – Zingo


Apesar de terem sido gravadas nos anos 70 e nos anos 80, as músicas desta banda Canadiana apesar viram a luz do dia em 2016. E em boa hora aconteceu já que o mundo precisa de ouvir música com esta qualidade. A banda apresenta um som da sua época, os anos 70, som da onda de Bachman Turner Overdrive, Heart, entre outros grandes nomes da década. A música “Backstabber” foi provavelmente a música de 2016 que teve mais impacto em mim. 





Outros Destaques:


Cactus – Black Dawn
Cheap Trick – Bang Zoom Crazy….Hello
Cruzh – Cruzh 
Inglorious – Inglorious
Intuitive – Reset 
Marenna – No Regrets 
Massive – Destination Somewhere 
Palace – Master Of The Universe 
Phazer – Un(Locked)
Scorpion Child – Acid Roulette 
Shakra – High Noon 
Shiraz Lane – For Crying Out Loud
Ted Poley – Beyond The Fade 

1 comentário:

  1. Não faltou os Bon Jovi ai Gabs... Hahahahahaha. This House is Not For Sale? rs.

    ResponderEliminar